biografia

  MARCÍLIA CAVALCANTE BARROS

Marcília Cavalcante é uma cineasta brasileira fundadora da Mãe D'Água Filmes, produtora especializada em cinema, vídeo, projeção mapeada e animação gráfica. Continuista de cinema, realizou diversos longas ao longo de sua trajetória entre eles; Cidade Baixa, A Beira do Caminho, Quincas Berro D'Agua, Capitães da Areia, Trampolim do Forte, Coleção Invisível, A Batalha de Shangri-lá, Abraço, Atrás da Sombra e Agreste.

Em 2004, ainda na escola de cinema, dirigiu seus primeiros curtas "Panóptico" e "Comportapitalismo" ambos com carreiras em festivais nacionais e internacionais.

 

Em 2007 estreiou no cinema nacional vencendo o concurso Petrobrás Cultural, quando dirigiu o premiado curta documentário intitulado "Xukuru Ororubá".

 

Ao longo de sua carreira dirigiu videoclipes, programas de TV, VT's para agências de publicidade e peças de animação gráfica.

 

Atualmente em fase de finalização do telefilme "Cosmovisões", projeto vencedor do edital Bahia na Tela que terá sua estreia na TVE Bahia. "Cosmovisões" foi gravado no sul da Bahia, onde a diretora reúne 7 mulheres indígenas que convidam o espectador à reflexão, transitando pelos 4 elementos, ancestralidade e caminhos para o bem viver. Filme híbrido de documentário e ficção, conta com a participação da premiada atriz Carolina Kharo interpretando seres da mitologia indígena. Um filme feminino e sensível que nos ajuda a compreender questões relevantes de nosso tempo e sociedade.

 

Ainda em 2007 inicia a trajetória da VJ  Seλene tendo participado de eventos internacionais como VJ Torna, principal festival mundial de Vj's, e realizado projeções mapeadas nos mais diversos espaços culturais da cidade de Salvador, Rio e SP. O trabalho da VJ Seλene dialoga diretamente com sua cultura e sociedade, pois acredita que uma das finalidades da arte é refletir sobre as questões de seu tempo. 

Para conhecer mais do trabalho clique em: https://maedagua.myportfolio.com